Categoria: A Verdade Sobre a Salvação
OS ADVENTISTAS GUARDAM O SÁBADO?
Os Adventistas e o Sábado
Os Adventistas realmente guardam o sábado?
Aquele que profanar o Sábado do Senhor certamente morrerá?
Lendo alguns artigos na internet sobre o Sábado do Senhor, deparei-me com um bem interessante. Em resumo, o artigo dizia que os Adventistas que não guardassem o Sábado como disposto no texto de Êxodo 31. 14, certamente morreriam. Antes de entrarmos nos comentários, devemos entender que, profanar significa realizarmos as nossas obras seculares no Sábado (Números 15. 32-36), e não as obras de Deus.
DO SÁBADO PARA O DOMINGO
Do Sábado para o Domingo
Qual o dia em que devemos guardar, o Sábado ou o Domingo?
Introdução: O mundo cristão tem observado dois dias diferentes. De um lado, a maioria dos cristãos observa com sinceridade o domingo, o primeiro dia da semana, acreditando que é um memorial da ressurreição de Cristo. De outro lado, um grupo de cristãos, igualmente sinceros, crêem que a Bíblia honra apenas o sétimo dia como o sábado do Senhor.
Bem, então em algum momento da história alguém fez a mudança do dia de guarda.
• Como isto aconteceu?
• Quem mudou o descanso do sábado, o sétimo dia da semana, para o domingo, o primeiro dia da semana?
• Será que Deus, Cristo, ou talvez os apóstolos, fizeram essa mudança?
• Será que a Bíblia autoriza essa mudança?
A POLÊMICA SOBRE O SÁBADO
A polêmica sobre o Sábado
Sábado o 4º mandamento da Lei de Deus
Para entendermos melhor está polêmica sobre o Sábado, devemos inicialmente entender qual o significado desta palavra.
Em Hebraico – shabãt
Em Latim – sabbatum
Em Português – sábado
A palavra Sábado significa descanso. Assim, Sábado = descanso
Devemos entender também que na palavra de Deus existem duas formas de descanso, ou seja:
a) O descanço (Sábado) da lei moral e eterna de Deus (Os Dez Mandamentos – Êxodo 20. 1-17), onde o Sábado (descanso) de Deus está inserido no 4º mandamento (Êxodo 20. 8-11), e devemos guardá-lo todas as semanas no sétimo dia.
OS DOIS GRANDES MANDAMENTOS DE DEUS
Os dois grandes mandamentos de Deus
Pergunta: Porque Deus escreveu os Dez Mandamentos em duas tábuas de pedra ao invés de uma, afinal todos os dez mandamentos caberiam facilmente em uma só tábua, facilitando assim o seu manuseio.
Se analisarmos o texto bíblico que está em Mateus 22. 34 a 40, logo entenderemos o motivo de duas tábuas ao invés de uma. Vejam a passagem bíblica:
O maior dos Mandamentos
Mateus 22. 34-40: “E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas“. (este texto encontra-se também em Marcos 12. 28-34).
A LEI MORAL FOI ABOLIDA POR JESUS?
Os Dez Mandamentos, a lei moral de Deus (Êxodo 20. 1-17), foi mesmo abolida no novo testamento por Jesus?
01 – Vejamos o que Jesus disse em Mateus 5. 17-20: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”.
Vejam outra passagem bíblica envolvendo Jesus e o sétimo mandamento, não adulterarás.
Mateus 5. 27-28: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer um que até mesmo olhar para uma mulher (atentar) com cobiça nos olhos, em seu coração já cometeu adultério com ela”.
A LEI DE DEUS
Onde surgiu a Lei?
Esta pergunta simples é de vital importância para a compreensão da Salvação e da função da graça de Cristo. Alguns erroneamente pensam que a Lei e os Dez mandamentos, surgiram com Moisés no monte Sinai.
A Lei sempre existiu
A Lei, seja ela resumida em dez preceitos (Êxodo 20:3-17) ou em apenas dois (Marcos 12:29-31), existe desde antes da criação do nosso mundo, ou melhor, antes da criação do universo, ou ainda, existe desde a eternidade. E, como nós sabemos, a Lei é baseada no caráter de Deus, é a Lei do Amor.