Os Adventistas e o Sábado
Os Adventistas realmente guardam o sábado?
Aquele que profanar o Sábado do Senhor certamente morrerá?
Lendo alguns artigos na internet sobre o Sábado do Senhor, deparei-me com um bem interessante. Em resumo, o artigo dizia que os Adventistas que não guardassem o Sábado como disposto no texto de =&0=&, certamente morreriam. Antes de entrarmos nos comentários, devemos entender que, profanar significa realizarmos as nossas obras seculares no Sábado (=&1=&), e não as obras de Deus.
Vejamos o texto bíblico mencionado no artigo:
=&0=&: “Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; =&3=&; porque qualquer que nele fizer alguma obra (obra secular), aquela alma será eliminada do meio do seu povo”.
=&4=&: Embora seja escrito numa época turbulenta em que Deus lidava com um povo cheio de paganismo, o texto bíblico é claro em dizer que, =&5=& aquele que =&6=& o Sábado do Senhor certamente morreria. Mas, neste mesmo contexto de Êxodo 31, no versículo 16, Deus também disse que deveríamos reverenciá-lo neste dia, ou seja, prestando culto a Ele, e realizando a Sua =&7=& como veremos mais adiante.
Sabemos que o Sábado de Deus está inserido entre os Dez Mandamentos em =&8=&, e que a profanação de qualquer um desses mandamentos e não só do Sábado resultariam em pena capital, ou seja, a morte. Vejam alguns exemplos: “Também o homem que =&9=& com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera” (=&10=&). “E quem =&11=& a alguém certamente morrerá” (=&12=&). “Quando um homem =&13=&, certamente morrerá” (=&14=&). “E aquele que =&15=&, certamente morrerá” (=&16=&). “Por causa de um bezerro de ouro, naquele dia morreram a espada cerca de três mil dentre o povo, devido à =&17=& contra o Senhor” (=&18=&). “Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia (=&19=&) ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles” (=&20=& – aqui se refere ao primeiro mandamento – quem consulta os mortos não está consultando a Deus e sim a espíritos de demônios =&21=&). “Aquele que servir a =&22=&, e se encurvar a eles ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei, e te for denunciado, e o ouvires; então bem o inquirirás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação em Israel, então tirarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, e apedrejarás o tal homem ou mulher, até que morra” (=&23=&).
Como podemos observar a pena de morte não era somente para aqueles que desobedecessem ao Sábado do Senhor e sim para todos os mandamentos de Deus. Mas, será que todos deveriam morrer por profanar os mandamentos de Deus? Não havia um perdão? Vejam um exemplo bíblico de profanação dos mandamentos de Deus e que foi perdoado por Ele.
Vocês conhecem a história do Rei Davi? Vejam o histórico de sua vida:
Davi foi um homem sanguinário (=&24=&). Davi e seus homens mataram duzentos filisteus (inimigos de Deus) para retirar os seus prepúcios como dote para casar-se com Mical filha de Saul (=&25=&). Davi comeu do pão sagrado do tabernáculo e ainda mentiu para o sacerdote (=&26=&). Davi adulterou com Bate-Seba esposa de Urias e teve filhos com ela (=&27=&). Davi induziu Urias à morte para ficar com sua esposa Bate-Seba (=&28=&). E, por causa desse pecado, Deus tirou a vida do primeiro filho de Davi com Bate-Seba (esposa de Urias), (=&29=&