A Verdade Sobre a SalvaçãoArtigos Bíblicos

DO SÁBADO PARA O DOMINGO

Do Sábado para o Domingo

Qual o dia em que devemos guardar, o Sábado ou o Domingo?

Introdução: O mundo cristão tem observado dois dias diferentes. De um lado, a maioria dos cristãos observa com sinceridade o domingo, o primeiro dia da semana, acreditando que é um memorial da ressurreição de Cristo. De outro lado, um grupo de cristãos, igualmente sinceros, crêem que a Bíblia honra apenas o sétimo dia como o sábado do Senhor.

Bem, então em algum momento da história alguém fez a mudança do dia de guarda.

• Como isto aconteceu?
• Quem mudou o descanso do sábado, o sétimo dia da semana, para o domingo, o primeiro dia da semana?
• Será que Deus, Cristo, ou talvez os apóstolos, fizeram essa mudança?
• Será que a Bíblia autoriza essa mudança?

1 – Quando Deus deu os Dez Mandamentos a Seu povo, Ele também deixou claro que nenhum ser humano deveria mudar suas ordens.

Deuteronômio 4. 2: “NADA ACRESCENTEM às palavras que eu lhes ordeno e delas NADA RETIREM, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Seu Deus, que eu lhes ordeno”.

2 – O próprio Deus prometeu não alterar Seus mandamentos:

Salmo 89. 34: “NÃO VIOLAREI a minha aliança NEM MODIFICAREI AS PROMESSAS DOS MEUS LÁBIOS”.

Malaquias 3. 6: “Porque eu, o SENHOR, NÃO MUDO (…)”.

Tiago 1. 17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem NÃO PODE EXISTIR VARIAÇÃO OU SOMBRA DE MUDANÇA”.

3 – Jesus não mudou o sábado nem anulou. Ele o confirmou em sua vida e até declarou:

Mateus 5. 17 e 18: “Não penseis que vim ABOLIR A LEI ou os Profetas; NÃO VIM ABOLIR, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra”.

4 – Os discípulos e apóstolos continuaram guardando o sábado.

Tiago, o primeiro líder da igreja cristã primitiva, escreveu o seguinte sobre os Dez Mandamentos:

Tiago 2. 10-11: “Pois aquele que GUARDA TODA LEI, MAS TROPEÇA EM UM SÓ PONTO, TORNA-SE CULPADO DE TODOS. Pois aquele que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás”.

5 – Lucas, o médico e evangelista da igreja primitiva, relatou:

Atos 16. 13: “NO SÁBADO, SAÍMOS DA CIDADE e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração”.

6 – No livro de Atos no Novo Testamento Lucas menciona 84 vezes que o sábado era observado pelos seguidores de Cristo, todos abrangendo um período de 14 anos depois da ressurreição de Jesus:
– 2 sábados em Antioquia (Atos 13. 14, 42, 44);
– 1 sábado em Filipos (Atos 16. 13);
– 3 sábados em Tessalônica (Atos 17. 2, 3);
– 78 sábados em Corinto (Atos 18. 4, 11).

7 – João, o último dos doze apóstolos a morrer, guardou o sábado. Ele escreveu:

Apocalipse 1. 10: “No DIA DO SENHOR achei-me no Espírito”.

8 – De acordo com a Lei de Deus, o dia do Senhor é o sábado:

Êxodo 20. 10: “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu DEUS (…)”.

Então, de onde veio o Domingo?

Observação: Na Bíblia o primeiro dia da semana nunca é chamado de domingo! Nem é chamado de dia santo, nem existe qualquer indicação de que deveria ser separado como um dia de adoração.

Só existem oito textos nas Escrituras que falam do primeiro dia da semana; Se na Bíblia existe alguma ordem ou permissão para a troca do sétimo para o primeiro dia da semana, tem que estar nestes oito textos.

Vamos fazer um exame crítico dos oito textos que mencionam o primeiro dia da semana e ver se existe uma autorização Bíblica para a mudança?

Mateus 28. 1: “E, no fim do Sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro”.

Você achou que aqui existe alguma coisa indicando que Deus mudou o dia de adoração do sábado para o domingo? Está claro que não! Este texto foi escrito no ano 62 d.C., 31 anos depois da ressurreição de Jesus. Ele só descreve que Maria Madalena e Maria a Mãe de Jesus, estão esperando terminar o sábado de descanso para irem ver o corpo de Jesus. Ao contrário este é mais um texto que prova que, após a morte de Jesus, o dia que se guardava era o Sábado.

Marcos 16. 2: “E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do Sol”.

No verso 1, fala que elas esperaram passar o Sábado. Este texto também foi escrito 31 anos após a morte de Jesus, em Marcos 2. 28, Marcos menciona que o Sábado é o Dia do Senhor e desconhece completamente o domingo.

Marcos 16. 9: “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena (…)”.

Este texto também foi escrito 31 anos após a ressurreição de Jesus. Também não fala nada sobre guardar o domingo. Dá pra notar, que Jesus teve todo o cuidado de não violar o sábado nem na sua morte. Seus trabalhos de criação e redenção foram realizados honrando o Sábado.

Lucas 24. 1: “E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado”.

Lucas escreveu isso no ano 64 D.C., 33 anos depois da ressurreição do Senhor,. Não vemos nada nem ninguém dizendo sobre guardar o domingo. Pelo contrário, Lucas faz questão de deixar claro no capítulo 23, no verso 56 seu conceito sobre o sábado. Veja: “E voltando elas, no Sábado repousaram, conforme o mandamento”.

João 20. 1: “E no primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro”.

Este texto foi escrito no ano 97 d.C., 66 anos depois de Jesus ressuscitar, e também não diz nada a favor do domingo.

João 20. 19: “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro dia da semana, e trancadas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus (…) e disse-lhes: Paz seja convosco”.

Este texto não fala nem sequer que os discípulos se reuniram para um culto. Pelo contrario, só estavam ali escondidos por causa do medo! Apenas isso!

Atos 20. 7: “E, no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo que havia de viajar no dia seguinte, falava com eles; e prolongou o discurso até à meia noite”.

Esta era à noite de sábado. Eles haviam passado o sábado todo, juntos, como era seu costume (Atos 17. 2); e, ao terminar o dia, no pôr-do-Sol, e começar o primeiro dia (início da noite de Sábado), Paulo que teria de partir no dia seguinte, desejou usufruir da presença dos discípulos, e isso foi até à meia noite. Você notou que Paulo, evitou iniciar uma viagem no Sábado?

I Coríntios 16. 2: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá ajuntando para que se não façam coletas quando eu for”. Paulo soube que os crentes de Jerusalém (Atos 11. 28 e 29) estavam em grandes necessidades, e os discípulos decidiram socorrê-los. Paulo então pediu aos irmãos que EM CASA, e não na igreja, no primeiro dia da semana, fossem ajuntando alguma coisa; dinheiro, alimento, roupa, sandálias (…) Paulo estava organizando o trabalho de assistência social, apenas isso.

Bem, aqui foram os únicos oito versos da Bíblia onde aparece o primeiro dia da semana citado. Você achou que em alguns destes textos Deus mandou mudar o dia de guarda para o domingo? Achou que em algum deles há provas de que os discípulos guardavam o domingo?

Então voltamos à pergunta:

Quem mudou o dia de guarda, e quando isto aconteceu?

Bem logo depois que Jesus subiu ao céu, o cristianismo começou a ser perseguido terrivelmente! Os grandes e terríveis shows de crueldade no Coliseu eram espetáculos de morte!

Durante muitos anos os cristãos foram perseguidos até a morte. Morriam homens, mulheres e crianças.

O problema para Roma, era que apesar de perseguir e matar muitos cristãos, eles não conseguiam matar o cristianismo! O sangue dos cristãos na terra era como semente que fazia com que aparecessem mais e mais cristãos!

Nenhum imperador Romano, por mais poderoso que tenha sido, conseguiu vencer o cristianismo pelo medo! A perseguição foi em vão!

Mas você conhece aquele velho ditado: Se você não pode com eles, então junte-se a eles!

Assim, um imperador, muito esperto, decidiu que não iria mais lutar contra o cristianismo, ao contrário iria unir-se aos cristãos. Ele resolveu se declarar cristão, e agora fez com que o cristianismo passasse a ser a religião oficial do Estado. O nome deste imperador era Constantino. Só que Constantino era pagão, amava a outros deuses, guardava outro dia, a Bíblia para ele não valia nada!

Assim, Constantino parou com a perseguição, e o que muitos pensaram que era uma bênção, foi uma maldição! Isto porque Constantino começou a introduzir dentro do cristianismo as coisas nas quais ele acreditava! Aos poucos ele foi fabricando um cristianismo que era a sua própria cara!

Constantino, que era pagão portando, idólatra (adorava a ídolos) , introduziu dentro do cristianismo a adoração de imagens. E isso, depois que o Novo Testamento já tinha sido completado e que todos os apóstolos já tinham morrido, no dia 7 de março de 321 AD, Constantino o Grande promulgou a primeira lei civil acerca do domingo, ordenando que todas as pessoas do império romano, exceto os fazendeiros, deveriam descansar no domingo. Foi o primeiro Decreto Dominical. De 07/03/321, e dizia o seguinte: “Devem os magistrado e as pessoas residentes nas cidades repousar, e todas as oficinas serem fechadas no venerável dia do Sol (…)”.

Quem assumiu a mudança?

Quem oficialmente ASSUMIU A MUDANÇA do dia de descanso do sétimo dia para o primeiro dia da semana foi a Igreja Católica.

Um catecismo da Igreja Católica Romana, de Peter Geiermann diz:

Pergunta: Qual é o dia de descanso?
Resposta:O sábado é o dia de descanso.
Pergunta: Por que guardamos o domingo e não o sábado?
Resposta: Guardamos o domingo ao invés do sábado porque a Igreja Católica (…) transferiu a solenidade do sábado para o domingo.

Isso já havia sido profetizado

O profeta Daniel manda um aviso a toda a humanidade. Ele diz que haveriam poderes na terra mudando a Lei de Deus!
Daniel 7. 25: “Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará m mudar os tempos e a lei”;
E assim o dia que era contado de por do sol a por do sol, conforme Levíticos 23. 32 “Sábado de descanso solene vos será; de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado” passou a ser contado de meia a meia noite, e o mandamento “Lembra-te do dia de sábado para o santificar” passou para o “guardar domingos e festas (…)”.

Detalhes: Só no Novo Testamento há 59 referências ao Sábado.

Paulo, o grande missionário que estabeleceu várias igrejas, ungiu diversos presbíteros e diáconos, empossou líderes na igreja, Ele fez tudo isso, mas nunca falou ou fez nada que apoiasse a mudança do sábado para o domingo. Pelo contrário, em Éfeso e Corinto guardou e pregou em 194 Sábados, durante três anos e nove meses.

Lucas, escreveu sobre os Atos dos Apóstolos, especialmente os de Paulo, ele também não falou nada da mudança do sábado para o domingo. Bem se Paulo não falou em nenhuma oportunidade que o domingo ocupou o lugar do Sábado, é porque ele não pensava assim.

Declarações importantes de diversas Religiões

Congregacionalistas: “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão”. (Mode and Subjects of Baptism, por Fowler).

METODISTAS: “É certo não haver mandamento para o batismo infantil (…), tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana”. (Theological Compend (1902), Rev. Amós Binneyas, 180 e 181).

LUTERANOS: “A observância do domingo não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da igreja”. (Augsburg Confession of Faith citado em Cox’s Sabbath Manual, pág. 287).

PRESBITERIANOS: “Deus instituiu o sábado na criação do mundo separando para este fim o sétimo dia, e impôs sua observância como obrigação universal, moral e perpétua”. (Dr. Archibaldo A. Hodge, da Comissão Presbiteriana de Publicidade).

PENTECOSTAIS: “A Bíblia nos mostra a sagrada Lei de Deus: “faça isto”, “não farás!”. Êxodo Capítulo 20. E essa Lei deveria ser observada, cumprida rigorosamente (…)”. (Lições Bíblicas, 7-12/1966, Dir. Respons. Pastor Emílio Conde, pág). 12.

BATISTAS: “Cremos que a Lei de Deus é a base ETERNA E IMUTÁVEL do Seu governo moral (Romanos 3. 31: Mateus 5. 17: Lucas 16. 17: Romanos 3. 20); que essa Lei é santa, justa e boa (Romanos 7. 12: Salmos 119); (…) que um dos principais objetivos do evangelho é o de libertar os homens do pecado e restaurá-los em Cristo a uma obediência sincera dessa santa lei, (…), (Romanos 8. 2-4: Hebreus 8. 10: Hebreus 12. 22-25)”. (Manual das Igrejas Batista, por Willian Carey Taylor, 4ª. Edição, 1949, pág. 178, Artigo XII – Casa Publicadora Batista).

MÓRMONS: “Há aqueles que gostariam de destruir o DECÁLOGO, ou OS DEZ MANDAMENTOS (…). Tais mandamentos não foram ab-rogados, nem anulados e estão em vigor hoje da mesma forma como estiveram quando pronunciados em meio aos trovões no Monte Sinai, embora não sejam observados”. (Joseph Fielding Smith, The Heed to Yourselves, pág. 133).

CATÓLICOS: “Nós, católicos romanos, guardamos o domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe de nossa igreja (…)”. (Padre Júlio Maria, em Ataques Protestantes, p. 81).

E então? O que você acha? Estava aí sua religião?
Se sua religião acredita nisto, o que você está fazendo? O que você irá fazer?
Mas pense bem: A palavra de Deus não seria o suficiente para que você obedecesse?

O Sábado de hoje é o mesmo sétimo dia da criação?

Podemos afirmar sem qualquer medo de errar que a semana de sete dias ficou inalterada desde a primeira semana no Éden?

De Adão (Gênesis 2. 1 a 3) a Moisés não mudou (Êxodo 20. 8 a 11) 2.500 anos.
De Moisés a Jesus não mudou (Lucas 4. 16) 1.500 anos.
De Jesus até Hoje também não mudou, mais de 2.000 anos.
Total mais de 6000 anos.

Reflita: Você sabia que não existe nada na natureza que determine um ciclo semanal de sete dias? E o mais incrível é que a semana de 7 dias é aceita em TODO O MUNDO e desde A ANTIGUIDADE?

Ninguém neste mundo poderia dizer que isto aconteceu por acaso. Mesmo os paises que não acreditam na Bíblia e no relato de Moisés no Gênesis. Se você tem dúvida sobre o que estou dizendo, então veja o que a Enciclopédia Britânica diz:

“A semana é um período de sete dias, não possuindo nenhuma relação com os movimentos celestes, mas foi ela empregada desde os tempos mais remotos, até sem registro a não ser na memória, em quase todos os países do Oriente (…), aqueles que rejeitam a narrativa mosaica se sentirão embaraçados, ao atribuir-lhe a origem a probabilidade”. (11ª Edição, vol IV, pág. 988, art “Calendário”).

Isto faz sentido porque o dia é determinado pela rotação da terra em torno do seu próprio eixo (aproximadamente 24 horas), O mês é determinado pela trajetória da Lua em torno da terra (aproximadamente 30 dias). O ano é determinado pelo tempo que a terra gasta para dar a volta em torno do Sol (Aproximadamente 365 dias).

1 – Mas e a Semana?
2 – Qual é o acontecimento da natureza que determina o ciclo semanal?
3 – De onde nações que não tem Bíblia, ou cristãos tiraram a idéia de contar a semana em 7 dias?

Veja estas últimas declarações:

1 – “Uma das mais notáveis confirmações, paralela a narrativa mosaica da criação, é aceitação geral da divisão do tempo em semanas, aceitação esta que vai desde os estados cristãos da Europa ás remotas praias do Hindustão, e prevaleceu igualmente entre os hebreus, egípcios, chineses, gregos, romanos, e bárbaros do norte, algumas destas nações tiveram pouca ou nenhuma relação com outras, e que jamais os hebreus conhecerão pelo nome. (THOMAS HARTWELL HORNE, Introduction to the Critical Study and Knowlege of the Holy Scriptures – Edição de 1825, vol.I pag. 183).

2 – “A divisão do tempo em semanas não só não é natural, mas é em certo sentido antinatural visto que sete não é uma divisão exata, quer do mês quer do ano. Entre os sábios do Egito, os sábios Indianos, os Árabes, os Assírios (…), entre as tribos adoradoras dos espíritos maus da África, entre os índios do continente americano. Que outra teoria poderia se explicar a não ser a suposição da instituição divina de um sábado no surgimento da raça humana?”. (Folheto Presbiteriano número 271 – Bounds Tracts, Vol. XII pg 5 e 7).

Em resumo: A semana de 7 dias só tem uma origem: a Bíblia, que nos revela: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera” (Gênesis 2. 2-3)

Vamos deixar bem claro que nós nunca somos salvos por boas obras, por guardarmos a Lei ou o Sábado! Mas, com todo amor, carinho não poderíamos deixar de mostrar a você que o dia do Senhor é o sábado e não o domingo. Deus lhe ama, jamais deixou te amar, por isso separou um dia da semana para ter um encontro especial com você. Esse dia é revelado na Bíblia como o santo dia de sábado. O que você vai fazer nesse dia? Ele estará lá esperando por você.

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